Atingidos por Brumadinho realizam ato em BH cobrando justiça e transparência na reparação
A atividade, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), denunciou a ineficiência da reparação nos mais de seis anos que se seguiram à tragédia

Pessoas atingidas pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho realizaram, na terça-feira, 13, um dia de mobilização em Belo Horizonte para cobrar justiça e efetividade no processo de reparação.
A atividade, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), denunciou a ineficiência da reparação nos mais de seis anos que se seguiram à tragédia.
A mobilização contou com a presença de mais de 700 atingidos e atingidas das cinco regiões da Bacia do Rio Paraopeba, que realizaram marchas pelas ruas da capital mineira e participaram de reuniões com representantes das Instituições de Justiça.
As principais pautas do ato foram a defesa da continuidade do Programa de Transferência de Renda (PTR), buscando a garantia de um Auxílio Financeiro Emergencial conforme previsto na Política Nacional dos Atingidos por Barragens (PNAB), e a reivindicação por participação na gestão dos recursos destinados a projetos de demandas das comunidades (Anexo 1.1).
O MAB também exigiu transparência na gestão do fundo de Estruturas de Apoio, avaliado em R$ 700 milhões.
O movimento criticou a falta de participação das vítimas nas decisões sobre a reparação e apontou que a postura das Instituições de Justiça tem resultado em retrocessos no processo.
Durante o dia de atividades, os manifestantes realizaram encontros estratégicos, incluindo reuniões com a juíza da 2ª instância, relatora da ação sobre a criação de um novo Auxílio Emergencial, e com o juiz da 1ª instância, responsável por decidir sobre questões do Anexo 1.1. Um encontro com o Ministério Público também foi realizado.
Segundo o MAB, o objetivo da mobilização foi sensibilizar os tribunais, pressionar por transparência no uso dos recursos da reparação e assegurar o cumprimento dos direitos dos atingidos garantidos pela PNAB.
Qual é a sua reação?






