Brumadinho passa a disponibilizar laudos sobre qualidade da água para consumo humano
Essas análises referem-se à água que chega às caixas d'água das residências e é consumida diariamente pela população, seja para beber, tomar banho ou preparar alimentos

A partir de outubro de 2024, o serviço de saúde ambiental da Vigilância em Saúde disponibilizará, mensal e semestralmente, os laudos das análises microbiológicas e toxicológicas (metais pesados) das águas para consumo humano no site da Prefeitura de Brumadinho.
Essas análises referem-se à água que chega às caixas d'água das residências e é consumida diariamente pela população, seja para beber, tomar banho ou preparar alimentos.
Os laudos são realizados pelo laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED), seguindo a Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021, que estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seus padrões de potabilidade.
A divulgação pública desses laudos atende a uma solicitação do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com o Ministério da Saúde (MS).
As águas para consumo humano que abastecem Brumadinho são fornecidas pela Copasa e pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, além de famílias que utilizam soluções alternativas individuais, como poços, nascentes e cisternas.
Amostras são coletadas de diversos pontos do município, tanto na sede quanto no interior, para avaliar a qualidade da água.
Caso sejam encontradas irregularidades nos resultados, a Vigilância em Saúde atuará para auxiliar na regularização, garantindo que a água atenda aos padrões de potabilidade estabelecidos.
As instituições responsáveis pelo abastecimento de água realizam controle e monitoramento da qualidade da água de forma semanal, mensal e semestral. O cidadão também pode acionar as prestadoras de serviços caso perceba sabor, cheiro ou cor anormais na água.
Os laudos dos anos anteriores podem ser solicitados no setor de Vigilância em Saúde pelo telefone (31) 99930-3290 ou pelo e-mail vigiambiental@brumadinho.mg.gov.br.
Além disso, os laudos estão disponíveis para consulta presencial no endereço: Rua João Fernandes do Carmo, 350, Estela Passos (antiga policlínica). Para a retirada dos laudos, é necessário fazer a solicitação com antecedência.
Para ter acesso aos relatórios de Vigilância em Saúde, CLIQUE AQUI
Qual é a sua reação?






